GEOSS (PT) PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qui, 18 de Setembro de 2014 14:25

 

Introdução | Cobertura | Arquitetura | GEOSS | Estação | Configurações | Produtos

 

GEO e GEOSS

 

O propósito do GEOSS (Global Earth Observation System of Systemsem inglês) é conseguir observações abrangentes, coordenadas e continuadas do Sistema Terrestre, para melhorar o monitoramento, aumentar o entendimento dos processos da Terra e melhorar as previsões do comportamento do sistema Terrestre. O GEOSS vem de encontro à necessidade de se obter informações globais de qualidade, a longo prazo e  em tempo adequado como subsídio para tomada de decisões sensatas e possibilitará um aumento dos benefícios à sociedade.”, conforme Plano de Implementação do GEOSS em 10 anos.


O GEO (Group on Earth Observations em inglês), formado por quase 80 países e mais de 50 organizações internacionais concordaram em desenvolver o GOESS.

 

O GEO foi fundado em resposta aos pedidos de ação pelo 2002 World Summit em relação ao Desenvolvimento Sustentável e pelo G8, grupo dos países mais industrializados. Tais reuniões de cúpula perceberam que a colaboração internacional é essencial para explorar o potencial crescente das observações da Terra no suporte às tomadas de decisão num mundo cada vez mais complexo e ambientalmente esgotado.


O GEO é uma parceria voluntária de governos e organizações internacionais que fornece a estrutura através da qual esses parceiros podem desenvolver novos projetos e coordenar suas estratégias e investimentos. Até outubro de 2008, os membros do GEO incluíam 76 governos e a Comissão Européia. Além disso, 51 organizações intergovernamentais, internacionais e regionais com atuação em áreas de observação da Terra ou assuntos relacionados foram reconhecidas como Organizações Participantes.

 

O GEO está construindo o GEOSS baseado em um Plano de Implementação de 10 anos no período de 2005 a 2015. O plano define uma declaração de princípios para o GEOSS, seu propósito e alcance, benefícios esperados e as nove “Áreas de Benefícios Sociais”. São elas: desastres, saúde, energia, clima, água, tempo, ecossistemas, agricultura e biodiversidade.



Benefícios Sociais

O GEOSS irá proporcionar uma vasta gama de benefícios sociais, em especial:

 

- reduzir as perdas de vidas e propriedades por desastres naturais ou causados pelo homem;


- entender os fatores ambientais que afetam a saúde o bem estar humanos;

- melhorar a gestão dos recursos energéticos;

- entender, avaliar, prever, abrandar, e adaptar-se a mudanças e variabilidades climáticas;

 

- melhorar a gestão dos recursos hídricos através de um melhor entendimento do ciclo da água;

- melhorar as informações sobre o tempo, previsão e alerta;

- melhorar a gestão e proteção dos ecossistemas terrestres, costeiros e marinhos.

- dar apoio à agricultura sustentável e combater a desertificação, e

- entender, monitorar e conservar a biodiversidade.


Visite o GEO Website: www.earthobservations.org

 



LAST_UPDATED2
 

Valid XHTML and CSS.